Blog

Entrevista com a psicóloga Beatriz Garcia

A psicóloga Beatriz Garcia é integrante da equipe da Clínica Animare com formação em Terapia Cognitiva Comportamental, além de especialização em dependência química. Conversamos com ela sobre seu trabalho com os paciente da clínica e como é o atendimento psicológico.

O que é psicoterapia?

É um processo colaborativo, no qual psicólogo e paciente trabalham juntos em busca de qualidade de vida e saúde mental, de acordo com a demanda do paciente. O terapeuta escuta, entende, acolhe sem julgamentos e faz proposições acerca de comportamentos e decisões do paciente, a fim de ajudá-lo tanto na compreensão quanto na mudança em relação ao seu sofrimento.

Como a psicoterapia pode ajudar as pessoas?

A partir do momento em que o paciente compreende seu sofrimento, as causas e o que o mantém, ele pode repensar e mudar seus comportamentos, em busca de outros resultados. Isso coloca o paciente como protagonista em sua trajetória, com a tomada de decisões acertadas de acordo com o que quer viver. A terapia auxilia na existência de novas escolhas e possibilidades, para além do sofrimento, desenvolvendo habilidades de ressignificação e resiliência.

Como a psicoterapia auxilia na dependência química?

A dependência química é um quadro multifatorial, ou seja, sua causa está associada a vários fatores, tanto biológicos quanto psicológicos e sociais. A terapia contribui no entendimento do paciente sobre seu uso de substância – o que o leva ao uso, quais seus rituais, gatilhos, sensações e pensamentos envolvidos, e a partir desse entendimento o paciente começa a tomar novas decisões em relação ao seu consumo. A compulsão aos poucos dá lugar para a escolha, o paciente torna-se mais ativo em relação à maneira que pode se comportar diante de situações desafiadoras. O trabalho em equipe, de modo multidisciplinar, com médicos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e diversos outros profissionais, no cuidado com paciente e família, traz resultados concretos e eficazes no tratamento relacionado ao uso de substâncias, sempre em busca de qualidade de vida e saúde.